Por que separar o lixo?

No cotidiano do lar, geramos certa quantidade de desperdícios, e é sabido que o lixo causa problemas ao meio ambiente, contamina a água, o solo e o ar. Um modo de aplacar esses problemas é a separação dos resíduos feita em casa, nas escolas e nos locais de trabalho.

A separação do lixo traz inúmeras vantagens. Entre elas, podemos destacar o aumento no acúmulo de desperdícios recicláveis e a possibilidade de produzir adubo natural para parques e jardins. Além disso, fazendo essa simples tarefa diariamente, você estará dando uma mãozinha a quem trabalha na recolecção dos resíduos, dignificando seu trabalho e diminuindo os riscos de contração de doenças.

Muitas pessoas tem a intenção de separar os desperdícios; entretanto, há pouca informação circulando acerca do assunto. Aprenda aqui e ensine seus amigos e sua família a fazerem do nosso mundo um lugar mais limpo.

Um bom começo é a separação do lixo em orgânico e inorgânico. Os materiais orgânicos são a comida e os restos de jardim, enquanto os inorgânicos são materiais que não se decompõem ou levam muito tempo para se decompor – a saber, plástico, metal e vidro. Papel e papelão são materiais orgânicos, mas costumam ser colocados junto a esses últimos porque também podem ser reciclados.

Outra sugestão para separar o lixo é o uso de contêineres de diferentes cores. Utilize, por exemplo, um de cor verde para as artefatos de vidro, porém tenha cuidado: não coloque nele lâmpadas de luz, cristais ou espelhos. Recomenda-se também retirar as tampas das garrafas de vidro antes de jogá-las no contêiner.

Deixemos a lixeira de cor azul para os desperdícios de papel. Lembre-se de não colocar fraldas ou papéis sujos dentro dela e dobre antes o papelão.

Para armazenar metais e plásticos, podemos usar um contêiner amarelo. Não ponha recipientes de alumínio, brinquedos, mamadeiras, luvas de borracha ou utensílios e é recomendado limpar e esmagar as embalagens previamente.

O lixo perigoso como pilhas e baterias, resíduos informáticos, eletrodomésticos ou metais em processo de oxidação avançado não pode ser reciclado em sua totalidade e precisa de um tratamento anterior, motivo pelo qual não há contêineres específicos para esse tipo de desperdícios. Procure averiguar sobre o local que se dedique a sua recolecção que fique mais perto de sua casa.

Fonte: bolsademulher.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale pelo WhatsApp