Como 2 milhões de pneus foram parar no mar

Era uma vez pessoas que comandavam uma bonita cidade na costa de um país muito visitado por turistas. Os responsáveis estavam preocupados com a vida marinha que se acabava, quase não havia peixes ou corais. Então tiveram uma ideia: criar um recife artificial para atrair pequenos peixes, presas de peixes ainda maiores e assim “reabitar” aquele mar bonito.

Os pneus foram colocado para formar um recife artificial, mas não deu certo

Essa pequena historinha de fato aconteceu em 1972, em Fort Lauderdale, na Flórida. Há pouco mais de um quilômetro da costa foram jogados cerca de 2 milhões de pneus amarrados com fios de nylon e aço, criando o Recife de Osborne. Mas o que os envolvidos não previam é que muitos desses objetos se desprendessem e foram parar na praia ou em recifes naturais ali perto.

Foi ainda pior se citarmos que o peso da montanha de pneus esmagou, sufocou e matou os corais que já estavam crescendo ali antes dessa ação. Hoje quase não existe vida marinha ali.

Naquela região em determinada época do ano os moradores presenciam fortes correntes marítimas e tempestades constantes. Esses podem ter sido os motivos pelos quais os pneus se desprenderam e hoje, um grupo tenta limpar a região.

Cerca de 70 mil pneus já foram retirados

De acordo com o jornal britânico The Guardian, mais de 62 mil pneus já foram retirados de lá. Infelizmente, é um número muito pequeno perto da quantidade jogada ao mar. 

Nem precisamos ressaltar a tragédia que os envolvidos causaram ao mar, aos peixes, à natureza como um todo e até aos moradores daquela região. Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de dicas e novidades sobre o meio ambiente, reciclagem e nossa Ecofossa.

 

Fonte: USA Today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Fale pelo WhatsApp