Fossa séptica: 5 dicas para sua fossa funcionar melhor

Aprenda algumas dicas para se livrar de problemas como entupimento, mau cheiro e rachaduras

Você tem muitos problemas com o funcionamento da sua fossa? De sempre em sempre a fossa fica entupida e o mau cheiro perambula por toda a casa? Ou, talvez os roedores e baratas já façam parte da sua família? Listamos alguns cuidados que podem te ajudar a solucionar estes problemas de forma bem simples. Por isso, leia com atenção a nossa lista com 5 dicas super especiais e livre-se das dores de cabeça com a sua fossa séptica, evitando futuros prejuízos.

1 – Limpar a fossa é sempre bom, né

Basicamente, o funcionamento da fossa séptica consiste em separar a água das substâncias sólidas, porém, quando essas substâncias começam a acumular muita sujeira, acontecem problemas na purificação da água, causando então os temidos transbordamentos. Por isso, deixar a fossa limpinha é extremamente importante para não entupir ou estragar, uma vez que ao limpá-la os resíduos e qualquer outro tipo de sujeira serão eliminados.

2 – É feio descartar óleo, tintas e produtos químicos na pia

Regrinha básica pra toda a família: lugar de lixo é no lixo e não na pia. As consequências para quem despeja óleo, tinta ou qualquer líquido do tipo vão desde prejudicar significantemente o meio ambiente a danificar de forma intensa o seu sistema de esgoto. Atualmente, existem vários locais de recolhimento deste tipo de produto, seria legal você ficar de olho. Por isso, para manter a qualidade da sua fossa séptica e não agredir o planeta, jogue estes produtos nos locais corretos e evite tais problemas.

3 – Prefira plantas e árvores com raízes não profundas perto de casa

O mais indicado é que, quando for plantar árvores ou plantas em geral escolha um local afastado da sua fossa séptica, mantendo uma distância apropriada para este tipo de plantação e uma vegetação baixa próxima a fossa, assim, não terá o risco do seu sistema de esgoto ser prejudicado. Outra vantagem é poder saber se a fossa está funcionando bem, pois, caso a grama fique úmida constantemente, há algo errado em sua fossa. Raízes profundas plantadas próximas a fossa, geralmente, danificam-na., provocando rachaduras.

4 – Fique atento ao escoamento da água:

Fique atento aos sinais da sua fossa. Assim como a grama úmida pode ser um alerta mostrando que há algo errado, observar o escoamento da água também é uma maneira de se atentar aos possíveis problemas que podem estar acontecendo no funcionamento da sua fossa séptica. Se a água estiver descendo muito devagar, com certeza há algum problema, como: entupimento, fossa muito cheia ou algo mais grave, que deve ser reparado logo. Por isso, nestes casos vale a pena procurar um especialista.

5 – Mas, a melhor solução sempre é trocar a fossa séptica por uma fossa ecológica 🙂

Aderir a uma fossa ecológica pode ser uma forma de solucionar problemas como estes citados acima e vários outros como a diminuição no custo de manutenção da fossa, uma casa livre de roedores e baratas, garantia de 40 anos de vida útil, entre outros. Além de não precisar de uma limpeza realizada com muita frequência, gerando mais gastos, a fossa ecológica devolve a água tratada para o meio ambiente. Com o sistema Ecofossa você ainda pode reutilizar a água tratada para a irrigação do seu jardim. Ou seja, não prejudica o meio ambiente e te garante muito mais economia.

Clique aqui e faça seu orçamento, existe um produto Ecofossa especialmente para você e sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Fale pelo WhatsApp