A falta de água e o baixo nível nos reservatórios que abastecem as cidades têm alarmado muitas pessoas. Portanto, uma das várias soluções que o país procura para solucionar esse problema é através do racionamento de água. Entretanto, para evitar que isso aconteça de fato ou que agrave mais, você pode tomar algumas atitudes que irão ajudar a economizar água.
Em vários estados do Brasil, esta medida já está sendo tomada e as consequências disso têm afetado não só o país em si, mas também toda a população. O desperdício de água acontece diariamente e é enorme, portanto é responsabilidade de todos procurar meios que possam ajudar. Dessa forma, reunimos algumas dicas que você pode assumir no seu dia a dia.
1 – Aproveitar água da chuva
Uma forma de economizar é aproveitar a água da chuva e reservar, por exemplo, em baldes. Assim você pode utiliza-la para lavar garagem, varanda e até mesmo o seu carro, mas é importante lembrar que toda a água que for reservada deve ficar sempre bem fechada para evitar os mosquitos da dengue. Aproveite para conhecer nosso sistema de reuso de águas.
2 – Diminuir os gastos em casa
Boa forma de ajudar a economizar água é diminuindo os gastos em nossas casas. Para isso, você pode tomar atitudes simples, mas que irão causar grande efeito, por exemplo, reduzir o tempo de banho ou até mesmo desligar a torneira enquanto escova os dentes.
3 – Determine um horário
Para ajudar ainda mais, você pode além de conscientizar aqueles que moram com você, também pedir que eles determinem um horário gasto nos banhos. Assim todo mundo estará contribuindo.
4 – Ter controle nos gastos
Uma forma de economizar na conta, mas também uma maneira de ajudar a evitar o desperdício de água é ter um controle maior com o seu consumo. Isso você pode fazer analisando os dados no hidrômetro em sua casa.
Para continuar acompanhando assuntos como esse e que podem ajudar no seu dia a dia, fique por dentro das novidades em nosso blog.