Provavelmente, você ainda não possui uma rede pública de saneamento básico eficaz em sua residência ou em seu empreendimento. Mas você sabe o que realmente é, para que serve e como instalar sistema esgoto? Então vamos lá:
O que é
A instalação de esgoto doméstico tem a função de coletar e afastar todos os despejos provenientes do uso de água para fins higiênicos. Ou seja, a água do banho, lavagem de louças ou descarga do vaso sanitário e toda ação que envolve a utilização de água.
Tipos de esgoto
Para obter uma rede privada de esgoto, você pode optar por uma das 3 alternativas de fossas.
1 – Fossa Séptica: feita de cimento ou alvenaria, é uma forma simples de depositar todo esgoto acumulado, retém os despejos domésticos, mas por tempo limitado, pois necessita de limpeza periodicamente.
2 – Fossa Negra: é a forma mais simples (porém, mais prejudicial ao meio ambiente) de saneamento, pois, consiste apenas em um buraco no solo, que pode ser coberto ou não. Esta fossa não é legalizada em muitos estados e municípios brasileiros.
3 – Fossa Ecológica: além de não utilizar qualquer produto químico, a fossa ecológica trata toda água utilizada, ou seja, devolve ao meio ambiente água que pode ser utilizada na irrigação de plantações, sem poluir os lençóis freáticos, perfazendo todo ciclo natural. Clique aqui e conheça este processo.
Ou seja, o primeiro passo para instalar sistema de esgoto em uma residência ou empresa é saber qual produto utilizar. Conhecer as possíveis consequências, de acordo com a quantidade de usuários do local.