Como economizar com um redutor de vazão

Banhos mais rápidos garantem economia, mas ainda é possível ir além instalando uma pequena peça de plástico para diminuir a vazão de água. Os redutores ou reguladores de vazão para duchas podem ajudar a economizar em média 50%.

O preço dos kits de redutores varia entre R$ 25,90 e R$ 72,00, segundo levantamento feito pelo G1 em três redes que comercializam os produtos de diferentes marcas. Não é necessária a contratação de um encanador ou empresa especializada para a instalação

Antes de começar o reparo no sistema hidráulico, é preciso fechar o registro e depois desencaixar o chuveiro do cano de água. O redutor deve ser colocado na entrada de água, conforme orientação do fabricante

Levantamento do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) aponta que o chuveiro pode representar entre 28% e 54% do consumo em um apartamento, dependendo do modelo.

No Brasil, um banho de ducha, com duração de 15 minutos e registro meio aberto, consome, em média, 135 litros de água. No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência e por isso considerado mais econômico.

Um chuveiro com aquecimento a gás com vazão de 11,5 litros/minuto, com restritor instalado para vazão de 8 litros/minuto, diminui em 32% o consumo. Já uma ducha com vazão de 20,5 litros/minuto, com o mesmo restritor, gera economia de 62%.

O engenheiro civil e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Luciano Zanella, explica que é preciso atenção antes de instalar o restritor de vazão e verificar se a parte hidráulica comporta a redução.

“Antes é preciso ver qual o tipo de aquecimento do chuveiro. Se for individual, ele é acionado de acordo com uma determinada vazão. Mas se for o aquecimento central, a água já chega quente no chuveiro, mas é preciso verificar se a instalação hidráulica comporta a redução da vazão”, afirma.

Fonte: g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale pelo WhatsApp