Você já deve ter ouvido falar de todo o cuidado que devemos ter com água, tanto com a forma que a usamos, mas também aquela atenção com a que consumimos já que ela deve ficar sempre em boas condições, ou seja, precisa ser potável para que possamos beber. Mas você sabe como que funciona esse tratamento de água?
Confira hoje em nosso blog e esclareça todas as suas dúvidas.
A água que é captada de represas ou rios muitas vezes chega com alguns resíduos de sujeira, bactérias e o estado que ela se encontra naquele momento ainda não pode ser consumido. Para que ela seja tratada, essa água irá passar uma estação de tratamento onde farão sua decantação, filtração e depois a adição do cloro e flúor.
Seguindo a imagem logo abaixo, você poderá entender melhor como esse processo funciona. Assim que é captada, a água é enviada para a estação de tratamento e passará por uma filtragem para retirar todas as impurezas, desde as folhas e galhos ou outros tipos de resíduos. Em seguida, ela é enviada para um tratamento chamado floculação que acontece a adição de substâncias que irão aglomerar as partículas de sujeira.
Depois da floculação, a água é enviada para a decantação, essas partículas de sujeira ficam ao fundo do recipiente e logo depois são retiradas. Logo após acontece a filtração ou filtragem com várias camadas de elementos que ajudaram a realizar esse processo de forma mais segura. Com cascalho, pedregulho, areia e carvão, a água passa por todas essas camadas e é enviada para a desinfecção que é o lugar onde será adicionado o cloro e o flúor.
Assim que acontece todo esse tratamento de água, ela é enviada para um reservatório e em seguida vai sendo distribuída para as casas. Como você pode ver na imagem seguinte:
Para mais assuntos como esse, continue acompanhando o nosso blog.