Água da chuva e água de reuso: quais as diferenças?

A água de reúso é imprópria para cozinhar ou beber

Nosso país passou, e em algumas regiões ainda passa, por uma crise hídrica séria. Além disso, muito se fala sobre a escassez desse recurso precioso pelo mundo em decorrência do desenvolvimento desordenado das cidades, poluição de recursos hídricos e até do crescimento populacional. Por esses motivos muito se divulga para que as pessoas façam o reaproveitamento de água, seja água da chuva ou água de reúso. Mas qual a diferença entre elas? Onde posso usar cada uma?

A água da chuva é captada de maneira simples, alguns usam baldes ou galões, e outros fazem algo mais aprimorado ao usar as calhas da casa ligadas a um vasilhame grande. Com esse tipo de água pode ser usada para irrigação das plantas, descargas, lavagem de pisos, garagem e até de carros. Mas atenção, mesmo que esteja em ótimo estado de pureza, a água da chuva não é pura o suficiente para beber ou ser usada para cozinhar.

via GIPHY

O sistema de reúso de águas cinzas é desenvolvido para tratar efluentes provenientes da lavanderia, chuveiros e pias. O que foi desenvolvido pela Ecofossa permite, após passar pelo tratamento do sistema de reúso, ser reaproveitada para lavar pisos, regar jardins ou voltar para descargas de vasos sanitários.

É possível utilizar água de reúso em diversas situações, como:

  • Irrigação em parques, cemitérios, campos de golfe, faixas de domínio de auto-estradas, campus universitários, cinturões verdes, gramados residenciais e telhados verdes;
  • Irrigação de campos para cultivos para plantio de forrageiras, plantas fibrosas e de grãos, plantas alimentícias, viveiros de plantas ornamentais, proteção contra geadas;
  • Em usos industriais, como refrigeração, alimentação de caldeiras, água de processamento;
  • Usos urbanos não-potáveis como combate ao fogo, descarga de vasos sanitários, sistemas de ar condicionado, lavagem de veículos, lavagem de ruas e pontos de ônibus, etc.
  • E até em construções, controle de poeira.

via GIPHY

Nenhuma atitude dessas valerá a pena se não houver uma pela consciência ambiental, com a valorização do recurso hídrico. Ainda é importante ressaltar que as ideias devem ser cada vez mais disseminada. A Ecofossa pode te ajudar, acesse nosso site e conheça nossos produtos clicando AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale pelo WhatsApp