Como é bom ajudar a natureza e o meio ambiente. Isso fica melhor ainda quando unimos a assistência ao próximo. A Ecofossa se juntou a Atlantic Energias Renováveis para beneficiar quase 130 famílias nas comunidades de São Francisco, Bom Trabalho, Açussena e Maria da Paz, que vivem próximas aos Parques Eólicos Eurus II e Renascença V, no município de João Câmara, Rio Grande do Norte.
A iniciativa vai dar às famílias, que não tem rede formal de tratamento, um sistema ecológico de tratamento de esgoto. O trabalho visa dar mais qualidade de vida às pessoas que vivem nas comunidades sem maiores gastos, já que a Ecofossa não necessita de limpeza periódica, desde que se obedeça a quantidade de pessoas estipuladas para cada estação de tratamento. Além disso, essa instalação vai ajudar a clarificação e a limpeza dos córregos que passam pelas comunidades, provendo água limpa para que os beneficiados possam, inclusive, adotar quintais produtivos, plantando, complementando a renda e a alimentação das famílias.
Esse projeto está alinhado aos Objetivos Globais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento nas frentes de Erradicação da Pobreza e Água Potável e Saneamento. A Ecofossa está preocupada com a nefasta ação do homem sobre o meio ambiente, especialmente em relação a água, por isso investe em iniciativas como essa.
Como funciona?
O sistema instalado lá no Rio Grande do Norte inclui um reator anaeróbio tipo UASB, que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia elétrica ou quaisquer produtos químicos, o Ecofiltro, que é um pós-tratamento em reator anaeróbio, que devolverão a água rica em nutrientes. Essa água pode ser devolvida diretamente ao solo ou ser reutilizada até na irrigação de plantações, sem poluir os lençóis freáticos, perfazendo o ciclo natural.
A Ecofossa foi desenvolvida atendendo aos padrões de qualidade e normas técnicas da ABNT, as diretrizes do PROSAB – Programa de Pesquisa em Saneamento Básico, a FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, exigidas pelos órgãos competentes.
Peça já o seu orçamento clicando AQUI.
Crédito fotos: Atlantic Energias Renováveis