Atitudes sustentáveis: Infográfico com 10 ações em prol de um mundo melhor

Confira algumas atitudes sustentáveis que pessoas, empresas e o governo poderiam implementar para um mundo mais saudável

A verdade é que no mundo em que vivemos toda ação provoca uma reação. Por isso, é de extrema importância incentivarmos atitudes que gerem reações positivas, como a preservação do meio ambiente. Cada vez mais práticas assumem um papel importante em nosso dia a dia em busca de um mundo mais equilibrado, sejam ações praticadas por pessoas, empresas ou governo. Mas, afinal de contas, o que é ser sustentável mesmo?

Sustentabilidade é além de um conjunto de ações que visem a preservação e equilíbrio do meio ambiente, ações que visem o bem-estar de pessoas, da sociedade como um todo. Pessoas, além do meio ambiente. Um conjunto de ações que fazem a diferença, garantindo um futuro melhor.

Ficou curioso? Confira neste infográfico algumas atitudes sustentáveis que podem ser praticadas no seu cotidiano:

 

PESSOAS

1 – Não desperdice alimentos!

Segundo dados da Embrapa (2015), a média de desperdício por ano no Brasil está calculada em 5,6 milhões de toneladas de alimentos. Busque receitas para colocar a economia alimentar em prática, reutilizando produtos e evitando o desperdício.

2 – Recicle seu lixo!

De acordo com o IBGE, a família típica brasileira é formada por quatro pessoas. Se ela morasse em uma casa de 60m², precisaria de mais três casas iguais para guardar, compactado, o lixo que produz durante toda a vida. Incrível, não é mesmo? Alguns outros dados são:

  • Cerca de 38,5% da população não têm acesso a serviços de tratamento de lixo.
  • Mais de 20 milhões de pessoas não dispõem de coleta regular, assim, 10% dos resíduos gerados não são recolhidos.
  • Deste total de lixo coletado, 30% possui potencial para reuso, mas apenas 3% é reciclado.

3 – Evite copos e materiais descartáveis!

De acordo com dados publicados pelo Programa Ambiental da ONU os produtos plásticos descartáveis como copos, garrafas, embalagens de comida e talheres acumulam grande parte do lixo no oceano, chegando a acumular 80% do lixo marinho em algumas regiões.

4 – Gaste menos água!

Segundo dados do Ministério das Cidades o desperdício de água no Brasil é muito elevado:  38,8% da água tratada no país é desperdiçada. Em regiões como o Norte e o Nordeste esse índice ultrapassa os 50%, pela falta de medidas para o combate ao desperdício. Espalhe em sua casa plaquinhas próximas a torneiras e chuveiros, incentivando sua família a não desperdiçar água.


 

EMPRESAS

5 – Reduza a impressão de papeis

Você sabia que a produção de papel é considerava uma das atividades industriais mais nocivas ao meio ambiente? Para produzir 1 tonelada de papel são necessárias de 2 a 3 toneladas de madeira, uma grande quantidades de água e também muita energia (Está entre as 5 atividades industriais que mais consomem energia). Comprometendo a qualidade da água, solo e alimentos ao redor das empresas por conta dos produtos químicos altamente tóxicos utilizados. Por isso, evite o uso de papeis.  Estimule o uso de documentos digitais e economize nas impressões.

6 – Prefira lâmpadas LED e fluorescentes

Dentro de salas e escritórios, prefira tipos de lâmpadas mais econômicas e eficientes. Apesar do investimento inicial parecer um pouco maior, economizará energia, proporcionando benefícios para o seu negócio e o meio ambiente.

7 – Espaço para estacionamento de bikes / carona solidária

Só em São Paulo a poluição mata indiretamente cerca de vinte pessoas por dia, sendo que 90% destes casos são pela emissão de poluentes de veículos automotores. Sua empresa pode causar pequenas mudanças no cotidiano dos seus funcionários, incentivando-os a utilizarem bicicletas ou com a criação de um sistema voltado para caronas solidárias, visando benefícios para o meio ambiente.


 

GOVERNO

8 – Investimento em transporte público

O último relatório da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP) mostrou previsões de que a emissão de gases poluentes deve subir em 80% até 2015 no mundo, porém este crescimento poderia ser evitado em 20% se houvesse maior investimento do governo em transportes públicos e pesquisas voltadas para a criação de outras formas de locomoção ou ainda incentivos para que a população utilize transportes alternativos, como as bicicletas, por exemplo.

9 – Responsabilidade socioambiental na compra de materiais de escritório

Outra prática que o governo pode atuar é na compra de materiais para escritório, como impressoras que imprimam frente e verso e investimento em papeis reciclados. Além da diminuição de copos descartáveis, que podem ser substituídos por canecas, visando menor destruição do meio ambiente.

10 – Políticas mais interessantes para empresas com práticas sustentáveis

Faltam políticas de incentivo para empresas com práticas sustentáveis no Brasil. A redução em taxas e impostos para empresas que apresentem comprovação de medidas sustentáveis pode ser uma forma de incentivo. Assim como a criação de políticas voltadas para multas pelo descarte indevido de resíduos e o uso excessivo de água e energia.

 

Agora que você já está preparado, coloque as atitudes em prática e ajude a fazer do mundo um lugar com pessoas e meio ambiente mais saudáveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Fale pelo WhatsApp