Dedicamos o espaço de hoje para falarmos de um assunto que costuma não ter muita visibilidade na mídia ou na linha editorial de grandes jornais: os povos indígenas. Talvez você até se pergunte: – Mas o que uma empresa que atua na área de fossas ecológicas tem a ver com este tema?
A intenção é colocar em pauta assuntos voltados para o bem estar das pessoas e do meio ambiente, quando falamos em povos indígenas trazemos à tona ambos os assuntos, gente e meio ambiente.
O Dia Internacional dos Povos Indígenas é comemorado no dia 09 de agosto desde 1995, foi estabelecido assim pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) com o intuito de reconhecer internacionalmente esta parcela que soma cerca de 5% da população mundial, aproximadamente 370 milhões de pessoas. Segundo pesquisa feita pela ONU os povos indígenas compõem um terço da população mais pobre do mundo, expostos a problemas como doenças, discriminação, perseguição, ameaças territoriais e direitos humanos não cumpridos.
Em 2007, a ONU aprovou a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, com o intuito de reafirmar os direitos básicos dos povos indígenas ao redor do mundo. Entre os tópicos defendidos estão os indígenas amparados pela Declaração Internacional dos Direitos Humanos; os indígenas iguais perante os demais povos, não podendo sofrer qualquer tipo de descriminação; o direito à nacionalidade própria. A carta consta um total de 46 direitos, servindo como instrumento de limite para a garantia dos direitos humanos aos povos indígenas.
Alguns pontos interessantes para entendermos a real situação dos povos indígenas são:
Ou seja, podemos perceber que o Dia Internacional dos Povos Indígenas é mais do que uma simples comemoração, mas sim uma data em prol de lutas e reivindicações visando garantir a autodeterminação e os direitos humanos às etnias indígenas de todo o mundo.
Caso você tenha interesse, acesse aqui a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.