Sustentabilidade cria novas carreiras 

A tecnologia avança e as pesquisas nos mostram cada dia mais que devemos ter mais cuidado com o meio ambiente. Essas mudanças atingem, também, as carreiras, que estão, a cada ano que passa, mais ligadas ao desenvolvimento sustentável. Essa é uma demanda que se torna prioritária em empresas e órgãos públicos, por diversos fatores tais como a onda de consumo consciente, os aumentos da regulação ambiental e a demanda por recursos naturais mais escassos.

De acordo com especialistas em recrutamento das principais empresas do país, essa é uma tendência que vai se manter nas próximas décadas. Entre as dez profissões que terão mais demanda por novos profissionais até 2030, duas estão diretamente ligadas à sustentabilidade: “especialistas em gestão de resíduos” e “curador de sustentabilidade”.

Segundo a consultoria Michael Page, o especialista em gestão de resíduos já é bastante encontrado em empresas, mas deve ganhar novas atribuições como administrar a “logística de resíduos” e fornecer energia ou matéria-prima para outros setores a partir da seleção do lixo orgânico e reciclável produzido todos os dias. 

Os especialistas em RH afirmam que os departamentos de sustentabilidade das empresas devem crescer com cargos cada vez mais especializados, como o de Direito Ambiental, que se subdivide em consultoria e contingenciamento, mas, sobretudo, ficar atento a legislação vigente.

Continue acompanhando o nosso blog para receber mais informações como essa e dicas que podem ajudar no seu dia a dia. Entre em contato com a Ecofossa para saber mais sobre os nossos produtos, você também pode pedir o seu orçamento clicando aqui.

*com informações Estadão