Solo ruim: a má absorção do solo pode entupir sua fossa séptica

Fique de olho na sua fossa séptica, a construção inadequada em solos de má absorção podem ser a causa do entupimento

Você possui uma fossa séptica em casa, mas ela não está funcionando corretamente? Já chamou o caminhão limpa fossa, regulou o desperdício de água, está usando o banheiro apenas uma vez por dia e mesmo assim não soluciona o problema?

Os motivos podem ser muitos. Problemas estruturais como poços de infiltração construídos inadequadamente, ligando a fossa à uma vala ou canal adjacente; a fossa ter sido construída sem profundidade suficiente; lençol freático elevado; o terreno pequeno para a drenagem da fossa; uso excessivo de produtos de limpeza; ou um solo com má absorção. Mas como saber qual dos problemas é o que está afetando a sua fossa? E quanto ao solo, como saber se ele é adequado ou um solo ruim para a instalação de uma fossa séptica?

Essa é uma preocupação essencial e que deve ser questionada antes mesmo da edificação de sua casa. Entender do solo é essencial para uma construção, pois ele influenciará não apenas no bom funcionamento da sua fossa séptica, mas também na sustentação da sua construção. Existem três tipos principais de solo: o arenoso, o siltoso e o argiloso. Nem todos os terrenos são compostos por apenas um tipo de solo, tendo isso em vista, quando dizemos que um solo é arenoso significa que a maior parte dele é arenosa.

As duas principais técnicas utilizadas para a distribuição e infiltração dos efluentes no solo são as Valas de Infiltração e os Sumidouros, sendo que as técnicas são adaptadas para cada tipo de solo.

  • Valas de Infiltração: Esse sistema consiste na escavação de uma ou mais valas, sendo recomendado para locais onde o lençol freático é muito próximo à superfície. Para a aplicação é levado em conta a quantidade de pessoas e o tipo de solo onde a construção será erguida. Por exemplo, em terrenos arenosos 8 metros de vala por habitante da casa é o suficiente. Já em terrenos argilosos seriam necessários 12 metros de vala por habitante.
  • Sumidouros: Já o sumidouro é um poço sem laje de fundo que permite a infiltração do efluente da fossa séptica no solo. Igualmente à Vala de Infiltração, o diâmetro e a profundidade do sumidouro dependerá da quantidade de efluentes e do tipo de solo.

A fossa séptica deve ser construída distante da residência, mas não muito distante, em geral são contados no mínimo de 4 a 6 metros de distância. Elas são postas de preferência ao lado do banheiro para evitar emendas nas tubulações. Além disso, as fossas devem ficar em um nível mais baixo do terreno, longe de poços ou de qualquer outra fonte de captação de água para evitar contaminações em caso de vazamentos.

A dor de cabeça é grande? Chame um técnico especializado em fossas sépticas. Na Ecofossa possuímos técnicos que indicarão os melhores produtos ecológicos para o tamanho da sua construção. Além disso, com a Ecofossa você terá garantia de não poluição ao meio ambiente e garantia contra mau cheiros, insetos ou roedores. Preencha o formulário ao lado ou entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Fale pelo WhatsApp